O Início da Jornada! #RIO2016




A minha jornada olímpica começou ontem, com o meu primeiro dia de escala como voluntária. Para isso, cheguei ao Rio no sábado à noite. Vim com Wally, depois de deixarmos os filhotes no Hotel Mamãe Gato. Aliás, até o momento, esta foi a parte mais difícil, deixar os gatinhos no hotel e saber que ficarei 3 semanas longe deles. 

No primeiro dia de atuação, resolvi testar a versão pochete da bolsa de voluntário, gostei muito, pois não incomoda. Mas o problema é que é pequena e durante nossa jornada ganhamos muitas coisas para comer e beber. Impossível carregar tudo na pochete. Não levei o agasalho também, mas decidi que levarei nas próximas, pois as partes internas do estádio tem o ar-condicionado bem forte. Na versão maior da bolsa, há um espaço para levar o agasalho, sem que isso tome o espaço interno da bolsa. 



Os voluntários recebem um vale-transporte para os dias de atuação. Dá direito a usar ônibus, metrô, BRT, VLT e trem. Eu fui de metrô até o Estádio do Maracanã ontem, foi bem rápido, pois estou pertinho de lá, no Bairro do Estácio. O cartão funcionou direitinho. 


 O trem do metrô está lindo, todo enfeitado para os jogos. Vi dois modelos, este da foto e um outro com fotos de atletas praticando as modalidades.  Os dois lindos! 




No primeiro dia de trabalho a gente recebe mais uma parte do uniforme: Um relógio! Ele é lindo demais! Eu estava ansiosa para receber o meu, que veio em boa hora, pois o meu relógio de estimação quebrou, depois de quase uma década de uso. 

Ontem aprendi que tenho que chegar com bastante antecedência no local de trabalho, pois o check-in é demorado. Primeiro a gente passa pela segurança, procedimento básico, igual ao de aeroporto, depois é a hora de se identificar. Aí que demora!  Ontem tinha uma fila grande, acho que fiquei uns 20 minutos esperando a minha vez. Muitos voluntários iniciando o turno no mesmo horário. 




O meu primeiro dia de escala foi muito especial. Realmente eu não poderia imaginar algo mais perfeito. Ontem foi o dia do ensaio geral da Cerimônia de Abertura dos jogos. Eu achava que não conseguiria ver nada, ou que veria bem pouco, mas dei uma sorte danada e fui escalada para ficar na área das arquibancadas para dar orientação aos convidados. Eu fiquei o tempo inteiro lá e pude assistir à tudo! Com direito a me assustar com os fogos de artífício e até a me emocionar muito com o espetáculo. Houve momentos que foram difíceis de manter a concentração no trabalho. 

Eu estou na parte de Relações Internacionais e Protocolo, dedicada a cuidar das áreas onde ficarão os membros da Família Olímpica, que inclui autoridades dos países participantes e autoridades esportivas. Com isso posso ser alocada para ficar em vários lugares da Venue (local de competição em olimpiquês!), como na entrada, no lounge ou  nas arquibancadas. Eu atuarei no Estádio do Maracanã ( Futebol e Cerimônias e Abertura e Encerramento) e Sambódromo (Tirco com Arco).  Ao todo, trabalharei 14 dias na Olimpíada.  Agora estou de folga até dia 5, que é o dia da abertura oficial dos jogos. Nestes dias vou aproveitar para turistar com o Wally pelas terras cariocas. 


Wally também atuará como voluntário, nas mesma área que eu, mas no Maracanãzinho, onde ocorrerão as partidas de vôlei. Hoje vamos buscar a credencial e o uniforme dele. 


Nota da blogueira: Assistam à abertura dos jogos! Está maravilhosa! Eu não posso falar nadinha, mas garanto que está maravilhosa. 





Comentários

  1. eba!!!! diário de bordo. eu adorei esse uniforme. amei o tênis. confesso que só me incomoda a pochete, mas é fato que é funcional. realmente não deve ser fácil imaginar que se ausentará três semanas e os gatos ficarão no hotel. ficarão bem. mas angustia realmente. eu quase surtaria. ontem passou no fantástico uma matéria ótima dos transportes. mostraram os novos. como seguir, qual já funciona. muito bacana. se conseguir ver o vídeo vai gostar. tem mapa, nomes, muito prático. na reportagem tudo era rápido e tranquilo. provavelmente será mais tumultuado qd as olimpíadas começarem efetivamente. em outra matéria da globo mostraram o controle eletrônico onde será possível saber onde congestionou para auxiliar as equipes chegarem a tempo nas competições. fiquei surpresa com a tecnologia. gostei demais de darem o relógio. além de lindo é objeto de primeira necessidade em um evento que tudo precisa funcionar com precisão. eu imagino que vai ter que chegar mais cedo ainda quando começar pq estará mais cheio ainda. mas tb todos estarão mais acostumados, talvez o tempo de cada um seja menor com a prática. ah, deve ser difícil mesmo segurar a emoção e manter focada no que precisa fazer. estou ansiosa pela abertura. relevando a parte musical que é uma vergonha. vai no jardim botânico. é lindo. imagino que já se programou de ir na cinelândia, não deixe de ir no ccbb. é lindo e está com uma bela exposição. saudades do rj. adoro o shopping fashion mall. é lindo ir de ônibus pelo morro, a vista é deslumbrante e são conrado é linda demais. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Patry! Dá pra perceber que vai ser uma experiência e tanto e você está empolgadíssima! Vou grudar aqui pra ver o resto dos posts!! :) Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Que emocionante Patry! Esse uniforme é realmente muito bonito. Assisti uma matéria na Record hoje sobre o esquema de segurança na cidade para receber o evento de maneira a garantir que esteja seguro para todos, mas você acredita que mesmo assim os meliantes conseguem assaltar turistas? Ninguém merece. Bom continuo te acompanhando por aqui. Bjs e aproveite ao máximo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Vamos, comente!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando Na Pandemia

A Tripulação

Papiers à la Mode